sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sobrados com ático: vantagens e desvantagens

Diretamente proporcional ao aumento das populações nos grandes centro urbanos, é o crescimento verticalizado das construções nessas cidades. Com uma alteração significativa nas características dos projetos e nas obras de engenharia e arquitetura, os sobrados com ático merecem destaque nesse novo contexto.

Desse modo, os sobrados com ático são ambientes que têm paredes levantadas com outros ambientes da mesma casa. Com área limitada a um terço do piso inferior do segundo pavimento do imóvel. Geralmente, há um visual de telhado caído e instalação de janelas de modo convencional. Quanto à sua decoração, é bem recorrente a montagem de escritórios, quartos e até mesmo suítes no espaço dos sobrados com ático.




O intuito da construção dos sobrados com ático é o de aproveitar da melhor forma a área da construção, de modo que cada canto da casa tenha o rendimento máximo. Assim, essa estrutura é o último pavimento de uma edificação, costuma ter menos altura do que os demais andares e coroa o imóvel, aproveitando o espaço onde, costuma-se, ter apenas o telhado. Em arranha-céus, esse é o espaço das casas de máquinas, depósitos ou caixas d’água. Mas quais são as vantagens e desvantagens de se optar pela construção dos sobrados com ático?

Os sobrados com ático são cada vez tendência nas casas térreas, em detrimento, até mesmo, das obras verticais, pois, nada mais é do que uma interface entre a casa e o apartamento. Assim, entre suas vantagens, destacam-se: o aspecto “fachada” dos sobrados que dá à estrutura um ar imponente, há nesse ambiente, uma estética bela, privada, harmoniosa e aconchegante, além de uma vista inigualável. Outro ponto positivo é a flexibilidade de construir um imóvel amplo em um terreno pequeno, sem comprometer os demais cômodos da casa. Os sobrados com ático são construções seguras e já podem ser adaptados em condomínios fechados, por exemplo. Com tudo isso, a moradia nos sobrados com ático traz vantagens também em longo prazo, uma vez que o imóvel se valoriza em termos imobiliários, por isso, trata-se de um bom investimento.




Já entre as desvantagens de quem mora nos sobrados com ático, ressalta-se à disposição das escadas nesse ambiente, uma vez que, dependendo do projeto feito, elas podem ajudar ou atrapalhar, podendo ser um espaço desperdiçando nesse tipo de estrutura. Há quem não goste das escadas, por ser cansativo ter de subir e descê-las diversas vezes por dia, mas há quem tenha se acostumado e encare isso como um bom exercício físico, dispensando os gastos com a academia.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Montando seu enxoval para entrar na casa nova

A montagem do enxoval para quem casa ou vai se mudar para uma casa nova é algo que nunca saiu de moda, não é mesmo? Entretanto, atualmente, a tendência da moda é deixar de lado a ideia de “enxoval para o resto da vida”, optando por aperfeiçoar suas compras com peças inovadoras e que estejam alinhadas de acordo com as regras ditadas pela tendência do período. O conceito é que o tempo passa e os gostos e ofertas de produtos variam e se transformam, para tanto, há algumas orientações básicas para a configuração de seu enxoval que incluem: levar em comiseração os cômodos da nova casa, seu estilo pessoal, cor das paredes da casa e o espaço dedicado para guardar as peças de seu enxoval. O uso do bom senso requer a associação de seu estilo ao conforto e acessibilidade ao que for comprado.

A lista básica do enxoval para a nova casa inclui: peças íntimas para a mulher – de lingeries a roupões de banho; e para o homem, de pijamas a aparelho de barbear. No quarto do casal, jogo de cama completo, de preferência com tamanho king, inclusive o edredom cama king. Já para o banheiro do casal, são incluídos de toalhas a pisos emborrachados para o box e para a banheira. No quesito mesa, vão desde guardanapos a toalhas de centro de mesa, assim como, na copa e cozinha, destacam-se aventais, jogos americanos, panos de pratos, toalhas de mão e um pano para garrafa de vinho.




Para as peças do enxoval, combine-as sempre entre si, mas fique aberta para fazer variações com inclusão de peças avulsas. Caso goste das cores mais vivas, harmonize-as entre as estampas e as tonalidades de mesma coloração. Prefira tecidos e jogos de cama de qualidade. No banheiro e no quarto da nova casa, opte por edredons em seu jogo de cama king com tecido 100% algodão, pois, são os mais macios e duráveis. A ideia da montagem do enxoval para sua nova casa dá liberdade à mudança de ideia e de inclusão das novidades que constantemente surgem no mercado. Os enxovais podem ser alterados, assim como a própria decoração da casa, conforme o gosto e o estilo de cada um.

Casa com crianças

Caso a mudança para a casa nova seja motivada pelo crescimento da família, como a chegada de um filho, você também deverá ficar atento a todas as peças que compõe o enxoval de um recém-nascido. Procure por jogos de berço completo, pois nele você encontrará peças como: edredom, lençol, fronha e protetores. Tome muito cuidado com o material usado na confecção das peças e dê preferência para aqueles 100% algodão e/ou com a maior qualidade possível.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A política da “Boa Vizinhança” – Convivendo com os vizinhos


Os apartamentos em Curitiba e os sobrados vêm se destacando na construção civil, e com isso o êxodo das pessoas que migram de casas para prédios ou sobrados também cresce. Entretanto, não são todos que apresentam o perfil ideal para viver em imóveis como esses, pois para conviver bem nesses ambientes é necessário seguir uma cartilha de regras. Mas e quando nossos vizinhos não cumprem o que a lei do condomínio impõe? Para alguns a convivência acaba se tornando algo bem árduo, entretanto, se mantermos uma determinada postura é possível transformar o desagradável em algo no mínimo agradável. Veja algumas dicas que podem ser sagradas para que você conviva bem com os seus vizinhos:

Salve Simpatia!

Essa dica é essencial para conviver em qualquer comunidade, a simpatia com os demais abrem verdadeiras portas e podem ser a chave para a solução dos problemas. Aquela velha dica dos filmes americanos pode ser muito efetiva - apresente-se para os novos vizinhos, pois é uma excelente forma de criar laços de amizade ou até mesmo só para ser cordial.

Respeite para ser respeitado

Se você acabou de comprar o seu imóvel em Curitiba e ainda é novo no condomínio, converse com o síndico para ficar a par dos direitos e deveres do local.  Lembre-se sempre do ditado popular “para ser respeitado é preciso respeitar”. Por isso, procure seguir as regras, assim se alguém descumprir você terá o direito de reclamar.


Educação abre portas

Ser educado é algo fundamental para a convivência com a vizinhança, grosserias e falta de tato na hora de resolver problemas nunca foram de grande ajuda!  Se alguém não estiver cumprindo as normas de convívio, informe o sindico do prédio de forma delicada e deixe que o mesmo resolva a educação. Um “bom dia” ao encontrar seus vizinhos nos corredores não mata ninguém! Pelo contrário, ajuda bastante nas relações interpessoais.

Sem calote nas tarifas

Ninguém gosta de pagar contas alheias, e se você não mantiver o condomínio em dia, provavelmente vai atrair alguns olhares de reprovação de outros moradores. Então, para conviver em harmonia com os seus vizinhos, procure manter as contas sempre em dia!

Sem abuso

O porteiro é educado e atento, isso faz parte do trabalho dele! Mas respeite as funções do mesmo, ele não é obrigado a te ajudar a carregar compras ou descer com o seu móvel velho para que os funcionários da loja instalem o novo. Saiba respeitar as funções dos funcionários do condomínio e trate todos com cordialidade sempre.

Se você deseja cobrar algo, compareça nas reuniões

As reuniões de condomínio são para resolver os problemas do local, caso você tenha alguma queixa é necessário que compareça nas mesmas, nada adianta reclamar para os outros se no momento que você tem a oportunidade de resolver as coisas não comparece.